Para termos uma vida financeira saudável não basta conhecermos todos os tipos de investimentos, conhecermos profundamente o processo de gestão do orçamento pessoal, ou então ter consciência de todos os bons hábitos financeiros. É necessário praticar estes hábitos e colocar em prática este conhecimento, e para isso é necessário organização.

Separar um tempo para planejar as finanças do próximo mês e para realizar o registro das movimentações financeiras no seu controle é essencial para quem quer ter o controle do seu dinheiro. Por isso é muito importante organizar o tempo para que seja possível realizar estas tarefas.

Nos dias de hoje, no meio da correria das grandes cidades, acabamos ficando sem tempo até para o lazer, acabamos esquecendo de atividades importantes ou deixamos de dedicar tempo para as pessoas que são importantes para nós.

Por isso, para te ajudar a organizar a sua vida, vou te deixar uma dica que minha mãe me ensinou desde pequeno. Faça um quadro, com todos os dias da semana ou do mês e programe o que você vai fazer em cada dia, marcando prazos de trabalho para a faculdade e ou do seu emprego, dias e horários reservados para estudo, trabalho, atividade física, lazer e família.

Para montar este quadro e estruturar a sua vida, tem um princípio que gosto de ter em mente:

“O mais importante é que o mais importante é mais importante”

Autor desconhecido

Ou seja, lembre-se de listar suas atividades por ordem de importância e ir organizando estas no teu quadro de horários, se algumas atividades ficarem de fora do seu quadro, infelizmente você não terá tempo de executa-las e por isso terá que abdicar de sua realização. Para isso você terá que praticar o exercício de dizer não para si mesmo e para as outras pessoas, muitas vezes isto é difícil, porém necessário.

Através disto percebemos o quão importante é avaliarmos as atividades que são essencial e quais não são, como também escolher o que iremos ou não iremos fazer. Por isso tome cuidado no momento de tomar estas decisões, cuidando também pra não se sobre carregar de tarefas e esquecer o tempo de lazer.

Outro aspecto que devemos nos lembrar é que normalmente a execução não sai como planejado, por isso se permita sair do planejamento de vez em quando para que você não se sinta como uma máquina que segue uma lista de coisas que devem ser feitas.

Bom, depois de tantas voltas, o que eu gostaria de destacar é: não se esqueça de colocar no seu quadro um tempo para administrar as suas finanças. Isto lhe ajudará a melhorar a sua vida financeira e a forma como você olha para as finanças.

Se você tem dúvidas de como planejar, executar e analisar as suas finanças pessoais, não deixe de ver o nosso curso “Orçamento Pessoal” através deste link e ganhe o desconto especial para os leitores do blog.

Forte Abraço

Luiz Roberto Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s