Em algum momento você já deve ter ouvido: “De médico e louco todo mundo tem um pouco”. Este é um jargão muito popular no Brasil que ressalta duas capacidades do ser humano. A primeira se refere a dar palpite sem necessariamente saber do assunto e a segunda de fazer ou falar coisas que não seguem uma lógica.

E se falando em finanças, isto não é diferente. É recorrente vermos pessoas distribuindo palpites e dicas sobre economia e finanças que não condizem com a realidade. Como por exemplo, a “dica” de guardar moedas em cofrinhos, sendo que tal atitude onera os cofres públicos porque tira as moedas de circulação e ainda tem efeito contrário, pois se perde dinheiro devido ao efeito inflacionário. E o que me preocupa ainda mais é a postura que muitas destas pessoas tomam de serem donos da verdade e/ou especialistas sobre o assunto, sem abrir a oportunidade para um debate saudável, proporcionando a construção coletiva do conhecimento.

E neste sentido de construção do conhecimento, confronto de verdades pré-estabelecidas e aprendizagem, recentemente passei por dois momentos que me surpreenderam, pois aprendi coisas que não esperava aprender.

A primeira delas foi quando participei, no início deste ano, de um curso sobre um assunto que há algum tempo já venho estudando por conta própria. Como se tratava de um curso básico sobre Análise Financeira, me inscrevi apenas para conseguir o certificado, e qual foi o meu espanto ao fazer o curso é que aprendi coisas novas que refletiam a vivência do professor, desconhecidas por mim até então.

A segunda ocasião que me deixou surpreso ocorreu durante um curso online sobre Apresentações de Impacto, onde a instrutora desafiou os alunos a assistirem à apresentação feita por Steve Jobs sobre o lançamento do primeiro IPHONE em 2007. Durante a demonstração do produto, fiquei admirado por descobrir novas funções das quais não fazia ideia que existiam e que hoje estão disponíveis em qualquer smartphone.

Esses dois exemplos me fizeram refletir que muitas vezes o conhecimento, ou a solução de algum problema, podem ser encontrados em contato com pessoas, culturas ou até mesmo em locais e momentos inusitados, ou fora do convencional. Por isso é muito importante que estejamos atentos em todos os momentos para o que podemos aprender em cada um destes.

E se tem algo que facilita a nossa vida ou se nos sentimos entusiasmados por aprender mais sobre determinado assunto devemos buscar conhecer mais sobre este, não somente no debate com outras pessoas, mas procurando livros e cursos sobre o assunto. Seguindo nesta linha, quero deixar aqui uma dica de curso GRATUITO sobre as funcionalidades do ORGANIZZE, aplicativo de gerenciamento financeiro. Caso você queria ter maior controle de suas finanças, este curso lhe apresentará as funcionalidades desta ferramenta, e caso você já conheça o aplicativo, pode ser que descubra alguma função que não conhecia.

Para obter mais informações sobre este curso clique aqui.

Forte Abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s