Algumas pessoas ficam chocadas e intrigadas ao verem a imagem de capa do blog, principalmente pelo fato de não ter nada a ver com dinheiro, riqueza, números, recuperação ou então que esteja relacionado a algo mais motivacional. Por isso resolvi escrever este artigo e explicar um pouco mais sobre qual é a minha visão da dificuldade financeira.
Antes de falar da imagem vou descrever sobre a definição de dificuldade financeira. Para mim dificuldade financeira é a percepção da falta de dinheiro para viver ou realizar algum sonho de consumo. Esta percepção pode ser referente ao presente ou a uma projeção futura. Por exemplo, se você tem dinheiro suficiente para viver no presente, porém percebe que não terá a aposentadoria desejada, você já está em dificuldade financeira, pois, apesar de ter satisfação na sua atual situação financeira, já está percebendo uma dificuldade financeira futura, sendo assim, se você não mudar a forma como administra seu dinheiro hoje, você provavelmente não estará bem financeiramente no futuro.

Esta mudança da gestão do dinheiro hoje para garantir uma situação financeira melhor no futuro, ou para realizar um sonho de consumo, aumenta a sua atual percepção de necessidade de dinheiro. Este aumento da percepção de necessidade não caracteriza a dificuldade financeira, pois em alguns casos, mesmo com este “inchamento”, a receita continua sendo maior que as despesas somadas aos sonhos.
Porém, quando percebemos que a receita não supre o padrão de vida desejado, e muito menos os sonhos almejados no futuro, a percepção de falta de dinheiro se torna muito grande e isto caracteriza uma real situação de dificuldade financeira. Esta percepção pode nos levar ao endividamento descontrolado, o que piora a situação financeira, ou então a uma desmotivação com a vida e o trabalho.
Somente quem passou ou está passando por uma situação como esta sabe como é complicada, e como qualquer falha no controle financeiro, pode trazer sérias consequências para uma situação financeira já debilitada. Por isso, gosto de comparar esta situação a um caminho de pedras no meio das montanhas, onde é necessário todo o cuidado e qualquer passo em falso pode nos levar a uma queda perigosa.
Ao mesmo tempo, não podemos perder a percepção de que a vida não é só dinheiro e sonhos de consumos, e que as coisas mais belas da vida, como o amor, a amizade, a felicidade e o compartilhar de bons momentos não dependem de dinheiro para acontecer. E por esta razão que gosto tanto da imagem de capa do blog, pois apresenta um caminho de pedras entre as montanhas, o qual é uma analogia à dificuldade financeira, mas mostra também uma linda paisagem que represente a beleza da vida que estamos vivendo.
Outra coisa que me salta aos olhos quando vejo está imagem é o fato de não ser apenas uma pessoa trilhando o caminho, mas um grupo. E a ideia de ter um grupo trilhando o mesmo caminho é muito boa, pois uns ajudam os outros a não cair e a se levantar e seguir em frente quando a queda ocorrer. Por isso não deixe de compartilhar as suas dificuldades, busque informações e conhecimentos sobre o assunto, estou a disposição para ajudar, e lembre-se: Nunca baixe a cabeça para os problemas, mas ao contrário, mantenha a cabeça erguida e lute contra a dificuldade financeira, busque formas de reduzir os seus gastos, sejam estes supérfluos ou não, e encontre formas de aumentar a sua renda, para que assim todos os seus sonhos sejam realizados.
Forte Abraço
Anúncios

Um comentário em “Dificuldade Financeira

  1. Olá Luiz! Parabéns pelo blog!

    Excelente analogia a nossa vida financeira! Realmente precisamos planejar cada passo para garantir o bem estar financeiro no presente e no futuro. E fazer isso sozinho é muito mais complicado, e infelizmente é o que acontece muito na vida familiar, apenas um quer ter esse cuidado.

    Parabéns pelo trabalho e continue compartilhando esse conhecimento e disseminando a Educação Financeira por aí.

    Juntos vamos mais longe!

    Abraço e sucesso!

    Fulgêncio Bomtempo
    Palestrante & Educador Financeiro

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s