Começamos o mês de Novembro e já percebemos as lojas decoradas com enfeites de Natal. É quando percebemos que estamos no final do ano, período onde costumamos rever a família, estar perto de quem queremos bem e rever os planos para 2017.

Porém, juntamente com este clima bom de fraternidade, união e reflexão, o término e o início do ano vem com diversos gastos que muitas vezes não estamos preparados. Sem esquecer também dos gastos com decoração, presentes e viagens, por isso, hoje deixo essas seis dicas para você economizar nesse período:

Faça uma lista das pessoas que você irá presentear no Natal

Muitas pessoas tem prazer em dar presentes para todas as pessoas que conhecem, nem que seja um bombom. Porém, em épocas de crise, é importante planejarmos as compras de Natal antes de sairmos comprando. E o primeiro passo para isso é fazer uma lista com as pessoas que você quer presentear, iniciando com os mais importantes ou aqueles que você quer dar um presente melhor, até aqueles para quem você quer dar uma lembrancinha.

 

Verifique no seu orçamento o quanto você pode gastar com presente

Após fazer a lista é importante verificar o quanto de dinheiro você tem para realizar as compras de Natal. Sendo assim, separe um valor, que não vai irá fazer falta no pagamento de outras contas com IPVA, IPTU e matrículas, para esta finalidade.

Evite contar com o crédito disponível no cartão ou a possibilidade de parcelar estas compras, pois esta prática pode resultar em juros. Sem contar que você está se comprometendo a pagar esta dívida mais pra frente, e que essa mesma conta pode comprometer a sua parcela de economia mensal ou até as suas finanças, no momento em que você tiver que pagá-las.

 

Divida o valor que você pode gastar com presente para o número de pessoas que você listou

Agora que você já sabe quem você quer presentear e quanto de dinheiro você tem para isso,  planeje o quanto irá gastar no presente de cada pessoa. Esta divisão pode ocorrer de forma igual para todas as pessoas da lista, onde todas elas ganharão um presente do mesmo valor, ou de forma proporcional segundo a importância de cada uma.

Essa prática ajuda você a não se descontrolar financeiramente no momento de comprar presentes, e a não se esquecer de presentear alguém que é importante para você.
Se o valor do presente de algumas pessoas ficou baixo, sugira no seu grupo de amigos ou família, um amigo secreto, dessa forma todos ganharão um bom presente e gastarão um valor determinado, segundo as condições do grupo.

 

Compre os presentes antes de Dezembro

É normal os preços de algumas coisas aumentarem no mês de Dezembro, por isso o ideal é realizar as compras  antes deste período, e aproveitar promoções como a Black Friday (25/11) e também descontos à vista para potencializar a sua economia.

Outra dica importante é fazer orçamento em diversas lojas, para ver qual destas vende mais barato o mesmo produto. Para isto você pode fazer pesquisas  em sites ou utilizar ferramentas como o Buscapé que facilita esta tarefa. Mas lembre-se que nem todas as lojas são cadastradas nestes sites de comparação de preço. Não tenha preguiça: pesquise!

Se você for realizar as compras de Natal pela internet, não esqueça de realizar todas as compras de uma loja em uma única vez para economizar no frete – e que ele também faz parte do custo do presente.

 

Busque economizar na decoração

Se você gosta de enfeitar a sua casa ou escritório para o fim de ano, faça isso de forma consciente. Busque reutilizar decorações ou até, enfeites que podem ser feitos artesanalmente com materiais baratos ou reciclados. E se, mesmo assim, for necessário comprar algo, não esqueça de verificar no seu orçamento o quanto você pode gastar com esta finalidade.

 

Economize nas viagens de carro

Outra ótima forma de economizar no Natal é com as possíveis viagens. Muitas vezes, nesta época, voltamos para a nossa cidade natal para passarmos as festas com nossos  familiares. Estas viagens muitas vezes são feitas de avião ou ônibus, porém, por que não tentar uma carona? Se você não tem nenhum amigo que vai para a sua cidade, há sites como o blablacar.com.br que te ajudam a encontrar alguém que vai para o mesmo lugar que você, e claro, gastando menos que uma passagem. Faça as contas! Isso pode fazer uma grande diferença no seu bolso!

É mesmo uma soma de gastos nessa época do ano, não é? Por isso, tenha cuidado para que este espírito natalino não venha refletir de forma negativa para as suas finanças.

Você tem alguma dica para economizar nas festas de fim de ano? Comente!

Abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s