Blog

6 dicas para você economizar no Natal

Começamos o mês de Novembro e já percebemos as lojas decoradas com enfeites de Natal. É quando percebemos que estamos no final do ano, período onde costumamos rever a família, estar perto de quem queremos bem e rever os planos para 2017.

Porém, juntamente com este clima bom de fraternidade, união e reflexão, o término e o início do ano vem com diversos gastos que muitas vezes não estamos preparados. Sem esquecer também dos gastos com decoração, presentes e viagens, por isso, hoje deixo essas seis dicas para você economizar nesse período:

Continuar lendo “6 dicas para você economizar no Natal”

Dificuldade Financeira

Algumas pessoas ficam chocadas e intrigadas ao verem a imagem de capa do blog, principalmente pelo fato de não ter nada a ver com dinheiro, riqueza, números, recuperação ou então que esteja relacionado a algo mais motivacional. Por isso resolvi escrever este artigo e explicar um pouco mais sobre qual é a minha visão da dificuldade financeira.
Antes de falar da imagem vou descrever sobre a definição de dificuldade financeira. Para mim dificuldade financeira é a percepção da falta de dinheiro para viver ou realizar algum sonho de consumo. Esta percepção pode ser referente ao presente ou a uma projeção futura. Por exemplo, se você tem dinheiro suficiente para viver no presente, porém percebe que não terá a aposentadoria desejada, você já está em dificuldade financeira, pois, apesar de ter satisfação na sua atual situação financeira, já está percebendo uma dificuldade financeira futura, sendo assim, se você não mudar a forma como administra seu dinheiro hoje, você provavelmente não estará bem financeiramente no futuro.

Continuar lendo “Dificuldade Financeira”

Nunca acredite que você sabe tudo

Em algum momento você já deve ter ouvido: “De médico e louco todo mundo tem um pouco”. Este é um jargão muito popular no Brasil que ressalta duas capacidades do ser humano. A primeira se refere a dar palpite sem necessariamente saber do assunto e a segunda de fazer ou falar coisas que não seguem uma lógica.

E se falando em finanças, isto não é diferente. É recorrente vermos pessoas distribuindo palpites e dicas sobre economia e finanças que não condizem com a realidade. Como por exemplo, a “dica” de guardar moedas em cofrinhos, sendo que tal atitude onera os cofres públicos porque tira as moedas de circulação e ainda tem efeito contrário, pois se perde dinheiro devido ao efeito inflacionário. E o que me preocupa ainda mais é a postura que muitas destas pessoas tomam de serem donos da verdade e/ou especialistas sobre o assunto, sem abrir a oportunidade para um debate saudável, proporcionando a construção coletiva do conhecimento.

Continuar lendo “Nunca acredite que você sabe tudo”

Crianças precisam aprender sobre finanças?

Educação financeira infantil é algo pouco divulgado, e muitos pais tem dúvida se devem ensinar os seus filhos a lidar com o dinheiro e como fazer isso.

Se você é pai e quer aprender mais sobre educação financeira para crianças, entender quando e como devemos dar semanada/mesada, e como mostrar o valor do dinheiro para os seus filhos, não deixe de assistir este vídeo de entrevista com uma psicoanalista especialista no assunto.

Continuar lendo “Crianças precisam aprender sobre finanças?”

Feliz dia das crianças

Hoje quero deixar duas dicas, uma para os pais com dificuldade financeira e que não conseguiram compara um “bom” presente para os seus filhos e outra para os pais que conseguiram realizar o sonho de consumo de seus filhos.

Para os pais que estão com dificuldade financeira, quero dizer que o fato de você não ter se endividado para comprar um presente mais caro para o seu filho, já mostra o quão sábio você é isto será um exemplo para o seu filho no futuro. Porém agora o que mais lhe entristece é o olhar de decepção dele por não ter ganho aquilo que queria.

Continuar lendo “Feliz dia das crianças”

DEVO BAIXAR O PADRÃO DE VIDA?

Hoje vemos diversas pessoas que estão sofrendo financeiramente com a crise. Ou pela perda de um emprego, ou pela redução das vendas dos negócios. E é nestas situações que tentamos nos desdobrar e fazer mágica para manter o padrão de vida mesmo com a redução das receitas.

Muitas vezes este tipo de comportamento acaba resultando em endividamentos e conflitos familiares, pelo fato de tentarmos manter um padrão de vida que era sustentável na situação de renda que se tinha antes da crise econômica, mas que agora, com a nova renda se tornou insustentável.

Continuar lendo “DEVO BAIXAR O PADRÃO DE VIDA?”

5 E-BOOKS GRATUITOS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS

Olá, você é novo no assunto finanças pessoais e não sabe por onde começar? Gostaria de aprender mais sobre finanças sem ter que gastar? Se você respondeu as duas perguntas anteriores com “SIM” não deixe de conferir estes 5 E-BOOK disponibilizados gratuitamente pela ORGANIZZE em seu blog.

e-books

Forte Abraço

Luiz Roberto Almeida

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO

Para termos uma vida financeira saudável não basta conhecermos todos os tipos de investimentos, conhecermos profundamente o processo de gestão do orçamento pessoal, ou então ter consciência de todos os bons hábitos financeiros. É necessário praticar estes hábitos e colocar em prática este conhecimento, e para isso é necessário organização.

Separar um tempo para planejar as finanças do próximo mês e para realizar o registro das movimentações financeiras no seu controle é essencial para quem quer ter o controle do seu dinheiro. Por isso é muito importante organizar o tempo para que seja possível realizar estas tarefas.

Continuar lendo “A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO”